terça-feira, 18 de outubro de 2016

Tutoria. Literatura. 18.10.16


Flávia não pode vir, mês de congresso, a aula que daria hoje narrador, personagens e focos narrativos, para que vocês não percam viagem, exercício não precisa entregar hoje. É para vcs. Objetivo do exercícios é que converse entre vocês. Não saem com dúvida, flavia vai tirar todas as dúvidas na próximas aulas.
Atividade 1. Problematize a definição de literatura.
Atividade 2. A morte do autor de roland Barthes 68, divórcio Ricardo lísia, entrevista Ricardo lisias a carla castellotti. Problematize a noção do autor e papel do leitor. Considere personagem narrador do romance.
Atividade 3. Trecho J G Noll do livro Mínimos,múltiplos, comuns, faça consideração sobre gênero conto. Extensão, temátia, personagens, teses sobre conto.
Atividade 1
Literatura é o jogo da linguagem. Utilizando a definição das funções de linguagem de Jackobson, a literatura é definida como texto em que a função poética predomina sobre as demais funções. Dentre as características da literatura, podemos citar, predomina da conotação, inutilidade do texto e uso intencional dos signos. Essa é visão canônica de literatura. Contrariando esta visão, temos da a teoria de Eagleton, em que se afirma que literatura é valor social. É literatura o que um dada sociedade e determinado tempo considera como sendo literário. A literatura é definida ideologicamente. Portanto, há duas visões divergentes sobre literatura, sendo que a do cânone literário a mais amplamente aceita para fins didáticos.
Atividade 2
A ideai de literatura como reflexo dos sentimentos do escritor é fruto da estética romântica em que se enfatizava muito a importância da genilidade e da originalidade. Porém, hoje se sabe que todo texto é intertextual,, dialgoo com outros textos e portanto a idea de originalidade ficou comprometida. Não existe um tal percepção imamentista de literatura ou o que um texto literário quis dizer, pois a leitura de qualquer texto depende do repertório cultural do leitor, portanto a interpretação está muito mais centrada no leitor que na intenção do autor. Outro ponto chave é que a literatura não diz do mundo, ela fala de si mesma, pois a literatura cria a sua própria realidade e cria identidade com leitor através da técnica da verossimilhança. Também hoje se sabe que a própria linguagem não representa a realidade, ela mesma é um recorte parcial do mundo, dessa forma, se a própria linguagem não é o real, menos será ainda a própria literatura.
Atividade 3


Conto é curto (7 linhas), tem desenvolvimento da trama rápido (texto tem conclusão rápida), é mais intenso, a descrição dos personagens é sucinta, conto tem duas histórias, umas mais superficial e outra mais implícita, nas entre linhas. O personagem parece ser um paciente de hospital psiquiátrico e aparentemente ele está em crise, pois o lençol chama fala com ele até um momento que um enfermeiro busca o paciente e o aplica um sedativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário