quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Palestra. 19.10.16. O uso de recuros digitais utilizados na avaliação e intervenção no contexto escolar.



Geração Z. Uso tecnologia aplicado a educação, psicologia.
O que mudou!-
O que mudou!-
O que deveria ter mudado!-
A forma de acolher aluno novo, que não é o mesmo de 100 anos atrás.
Enem massacra, porque tem conteúdo curricular enorme para estudar para dar conta do enem, tem monte de prova para fazer.
Que tem mto trabalho, tá mto difícil, percebo, essa geração, essa educação que quer enfiar tanto de coisa para conseguir tirar nota boa no enem, não da tempo de fazer coisas interessante.
 Tem tanta coisa para conseguir só jogar conteúdo, até qunado falei se valesse ponto até faria.
Do sexot ano notei dificuldade organizar vídeo.
Ainda não tem mta maturidade, tiveram mta dificuldade, para estruturar, fazer teatro, outros fizeram outras coisas além do teatro.
O projeto chamava todos contra bullying no crp, colégio Francisco passa.
É preciso repensar as estratégias de educação, não há ícones para aplicar período.
As vezes, o menino com autimos que atendo, pegou livro, tentando ampliar imagem, as vezes as crianças menores acham que tudo é digital.
Autismo e mexe mto com tablete, dificuldade.
Professora coloca como se fosse uma coisa de televisaç, única forma das crianças prestarem atenção na aula.
Ensino de qualidade e não meramente repetição de informação
Tem de investir na formação dos gestores.
Vou falar sobre respeito das diferenças com crianças menores.
Fui levar história do patinho feio, coloquei vídeo, youtube, Datashow, a professora falou que legal, pode fazer isso, só pegar vídeo, e os meninos adoraram, depois conversei para eles refletirem a história do patinho feio, não era feio, porque ele era diferente, ele não era aceito, refletir sobre as diferenças.
Difícil fazer isso, não tem formação, então te m dificuldade.
O uso de recuros digitais utilizados na avaliação e intervenção no contexto escolar.
Menina teve trabalhar com coisa religiosa, educação religiosa, calma tia são só gays. Tem esse outro problema, professora e mãe, interação, as vezes as escolas também.
A escola que trabalho era rede de franciscana coordenada por irmã, perdeu aluno porque foi perdendo mtos alunos, trocou direitor e colocou diretor mto bom, tem questão dos valores que são passados sim. Semana santa tem mto evento religioso, maio, leva imagem nossa senhoraa para casa, tem mto respeito da diversidade, tem alunos que assumem que são homossexuais, por conta da gestão, direitor é mto acolhedor, discute sobre questão em sala de aula. Tema que eu vou conversar com os alunos, falo mto da questão do respeito, não é escolha, não é justo tratar mal uma pessoa que ela não escolheu ser.
Tem professores que são homossexual assumido, não tem problemas lá não, se fosse as irmãs teriam.
Fizeram concurso de fotografia, não aceitram fotos de casais homossexuais.
Pesquisa do mestrado, fzendo escola aqui de belo horizonte, para fazer pesquisa, não irem de blusa alcinha, blusa de bermuda, escola que tenho só tem 1 irmã, super gente boa.
Daqui tem convento das irmãs, aí é mais complicado. É mais difícil.
O número da escola triplicou com alunos, irmãs estão mais velha, hoje em dia pessoal não quer ser mais irmã. Deve ter 3 com menos de 50 anos e 80% com mais de 80 anos.
Questão escola com religião.
Não tem como escola se omitir frente a essas questões. Geração mto mente aberta. Então os meninos, as vezes é complicado orientar, uma menina me procurou acha que é bissexual, se ver que não tem maturidade para escolher, para ter certeza, não teve nem experiência, quer ser mente aberta, que não tem preconceito, se escola é mto firme, é mais complicado, tem de acolher ajudar e orientar.
Diferente que já tem consciência, homems que tem namorado.
Tem uns que não tem essa noção, aí precisa  a gente orientar.
As tecnologias em sala de aula.
Mídias na educação apresenta.
Tecnologias na sala de aula.
Século xxi – século 2011 depois de cristo.
Vivemos num mundo repleto de inovaçeos tecnolgicias, varias formas de telecomunciaçaõ invadem nossas vidas.
Celulares, ipde, fone, notebook, netbok, tv de plasma, lcd, led, internet banda larga, msn, Orkut, googel ,twiter, entre outro recursos fazem parte da linguage e dia a dia da nossa juventudade.
Conectados com todo esse aparto tecnológico, crianças se comunicam, aprendem, ensina, desenvolve cidadania, esprito critoc, arte e inovações.
Enquanto isso na escola.
E a escola como vai conectada as inova~çeos do presente.
Infelizmente na contr mao da escola, de forma tradicionalista e saudasista distnaica alinos e relevanica einsar aprender e fomração para vida, cidadania e mundo do trablho,
Ao invés aprendizado, eva~soa, ao invés interçaõ, violência. E bullying.
Porém essa missão não é impossível.
É tempo de mundnaça, de uma nova escola, é tempo de apresentar novas competência da sociedade de informação e comunicações, tempo de elabora rede colobaroativa de aprendiado, demanda escola da soiceddae atual,
Mudança aitutede e concep.ça, eduxação e comunicção.
Tempo idetnifcar novas fomras de aprender, postura critica e automia
Explirar difentee linguagems e forma de reperesnetaçai visão integradora da mídia na pratica doscente.
Professo,r é chegado novo tempo, mobiliza-se, atualiza-se, busque, deseje, almeje, alcance.
Como tecnologia pode ajudar educação e isso não acontece.
Existe umas ações que estão sendo feitas.
Vai depende da esocla, do professor, da inicaiiva.
Tecnolgoa na educação falado desde 1976, pfromnm
Utilização equipamento s como suporte
Aplicao estudo comprvoadi sobre tecnologia
Uso meio comuncacao, tv radi
Maquinas de informçoes.
É preciso olhar tecnolgoa informação
Equipamentos e maquinas e processo mental do aluno.
Usar recurso a favor do aluno
Tenho que pegar vídeo e refletir sobre ele.
Como posso aplicar isso na sala de aula, fazer interface recurso tecnológico e aluno.
Tecnologia seuclo 20 já acontece em sala de aula
Venernado graça, experiência cinema educaitov
1926 primeior plano nacional de radioc educativa
50 criou se curso de alfabetização pelo radio
69 comissão uso novas tecnologias educaco
69 tv cyltural canal educativo
94 telecurso
Atual
Projeto conecte saraiva, livros digitais
Premio instutoo claro financia projetos uso tecnologia em sala de aula
Educação a distancia., nova metodologia, vejo mtas pessoa conseguiram fazer faculdade a distnaica, mae de família, sair a noite para poder estudar, fazer comida, ai consegue estudar, fazer faculdade e dar conta dos afazeres por conta da educação a distnaica.
As vezes num tem faculdade na cidade que mora
Proinfo, promgrmaa nacional de tecnologia educacional, instalar laboratório em escolas publicas e urbanas.
Mtas escolas não usa, porque não tem profiosnal para usar, tem há 3 anos na escola e não tem ninguém para instalra. A ques~tao do que é publico.
Não tem organização, acontece escola público, toca computador na salae não usa.
Mtas bibliotecas virtuais, acesso livro digitais, site de bibliotecas virtuais.
Prjeto dvd – escola, levar dvd, computador na escola
Programa banda larga nas escolas, colocar intenret nas escolas publicas
Tv escola, canal de tv com coisas interessante sobre educação
Sistema univeridade aberta do brasil
Banco internaciona de objeto educacionais
Program um computador por aluno.
Usn vao para frnete outros nem tanto.
Existe sim a tecnologia em sala de aual, mas as vezes não acontece. Porque tem rejeição profissais uso tecnologia, ma internet pode ser recurso de alta aprendizada, buscar em fontes mais seguro, pode ajudar mto construir conhecimento.
Exame diferente,
Onda dos youtuber, o que os youtuber falam leva como verdade absoluta. Tem enteada que tem 10 anos, quer fazer , youtber colocu tal coisa no cabelo, auxiliar na filtração de inforama~ço,  o que a pessoa gosta fazer é legal, pode ser ganhar visiualizaç~eos. Filtrar tecnolgoiia do youtbe para coisa uteis.
Desafio, para orientar, ver a menina pessoalmente, mta coisa que menina falava sem nada a ver, coisa boba, que não acrecenta nada,  quem é essa youtber,  oque fala, que outras pais e não fazem,
Se vc trabalha, conversei uma vez com professor na escola, dar aula de atualidade.
Não falo das atuliades, sobre poltiica, interessante conhecer o que os meninis conhece, como pode usar seu favor, não gosto de internet facebook.
Esa brincadeira que menino morreu de jogo on line, desafio de ficar sem respirar. Coisas que meninio tem acesso no computador,
Tecnologia é boa porque motiva os alunos, qunado leva os menios para sal de informática, tablete, eles ficam calados, prestam atne~çao, fica mais motivado.
O professor como intermediador, como dono do saber, pode fazer isso através da tecnóloga.
Depois ele orientar , fazer como que meninos apresentem.
Laboratoria na escola que tem um tablete por aluno, as vezes não tem planejemto usar
.
Dialogo, motvacoa, tudo uqe pode motivar porducao de conhecimento.
Pra professor trabalhar com tecnologia tem trabalhar com mediação pedagoica.
Técnicas convencoinasi, situação real que vai ver em situação trabalho, solução de problemas, desenho em grupo, deslocamento físico, dramatizacoa, jogos de mepres,a estagio, aula pratic,a visita a indústria, pode fazer um monte de coisa para mediar conhecimento.
Vi palestra,
Professora de biologia, estudar o cérebro, desenhar de macinha, depois ela foi testando, trabalho para desenhar, para cada lado, consegue entender, do que decorar. Euestudei neurouatonomia, tenho dificuldade com lbos, produzir cérebro de macinha ia consegui entender.
São coisas que professor não tem tempo de fazer.
Novas tecnologias produzir aulas mais dinâmicas e atrativas
Valorizçãoa da auto aprendizagem.
Quando vai para faculdade, tem de construir seu conhecimento, aprendeu vida inteira coisa pronta, ai não busca. Publica deixa aluna, não lia nada por fora, não participa congresso, evento, são pessoas quando formam, tem dificuldade de entrar no mercado trabalho, não aprenderam buscar, so receberam,
Dificuldade que ta para entrar no mercado de trabalho de psicologia, ficar na sua casa esperando, so tinha olhado na internet , não aprendeu a buscar, constuir seu campo de espaço.
Dificuldade de aprendizagem campo construir psicologia, vai colocar professor dar aula de reforço, orientação para família, algo diferente, para construir algo tem de estudar, so com faculdade não consegue.
As novas tecnologias incentivam ofmração permanten, o debatel elabora~ça ode trabalho, artigo, textos.
Mediação pedgócico, aluno mais importante.
Aluno tem de planejar o que vai fazer.
Estabelecer bom relacionamento com alunos, tendo confinaça entre professor e aluno.
Vejo que mto professores não consegue estabelecer relação boa com alunoa.
Quando falo coma adolescente, tentar falar na linguagem que fala, querem se distante, ai não consegue acessar meninos, que tem outra linguagem, otura forma,
O que vc quis dizer com isso, o que significa, para que posso entender.
Buscar entender linguagem dos alunos
Professor deve contruiubuir, ajudar aluno resolve rproblemas.
É preciso estar se atualizando constantemente.
Hoje é um tecnologia amanhoa e outra. Hoje é uma rede social e amanhã pe outra.
Tem uma rede,
Falta de oreintaço de meino, caso de pessoas que mandou nudes para menino, imaturidade da didade. Mto engraçado conversar com adolescente. Amor da vida dele, nunca mais vai encontrar, se iludem mto, acha que aquilo para sempre ,dai dois meses termina, joga foto na rede.
Falta de orientação, geralmente menino manda foto primero, menina apaixonada cai na internet.
Para utilizar tecnologia professor tem de ser criativo.
Dar aula só com slides, ninguém vai se interessar.
Pensar vairios recurso. Pode fazer teatro, debate outras coisas que vai enriquecer.
Ouvri o aluno, é mto reclamação.
Pedagogia de projeto.
Pega um tema, e trabalho projeto.
Os meninos, o Pacheco na escola da ponte, trabalha mto com isso.
Pega um tema e trabalha varias coisas
Tema era favela, o projeto foi favel,a pode falar um monte de coisas, surgimento como aconteceu, como vivem, papeis que são desempenhados, pode ir trabalhnado questão social, questão de renda, planejamento das famílias, como pessoa vive com menos de um salario mínimos, oque fazem,
Trabalho é todo multidisciplinar, interdisciplinar.
Fiz uma visita na escola da serra, um dos temas era as olimpiadas, em cima, mediador vai direcionar o aluno, um monte de coisa, questão dos paise, esporte, formação deles, varias coisas vai trabalhando nas olimpiadas.
Tem professores tem formação matmeatica, física, distnaica percorrida em quantos quilimetros, tudo em torno do tema olimpidda, da para ensinar mto coisa sem ser maçante.
Escola da serra, meninos tem varias habilidades tem adquirir.
Tem monte de habilidade
Adquiriu habilidade conhecer pais, bandeira, capitais, vai matando assim
Solicitar professor analisar realmente adquirir habilidade
Uqnado adquriur passa próximo, aluno mesma serie adquiriando mesma habilidade
Consegue passar em vestibular, fazer faculdade..
Tecnoliga e inclusão escoalr.
Uma coisa que acho importante da tecnoliga. Como que tecnologia pode ser usado na educação inclusiva.
Para fechar questão da sala de aula, vou passar o link.
Lidar com tecnoliga dentro de sala de aula, probiçao da sala de aula, outros arguentam estimular tecnoliga para usar em sala de aula.
Diretores consegue laboratior de informática novinha mas tem medo de alunos estragar equipamento e não deixar de usr, compreensível sabe dificuldade conseguir e consertar os euqpimantos , tem equipamento ou usam de fomra mto restrita
Mtos equiviocs em relação uso tencolgia, discurso compram equipamentos por si so.
Probiir ou estimular!-
Disciplinias o foco e fortalecer é coisa mais importante para fazer, vale sim a penas desconenctar excesso distrações intenrt para se concentra.
Desconsidera maioria das crinaçao fazem é pura proscratinacao.
Internt tem de estar presente de forma critic.
Colocar alunos para jogar jogos educaitvos
Superr os alunos ou fazerem que se superem no que diz respeito uso da intenrt
Disciernif maneira ofonte., interprete informação de acordo com fonte.
Tudo na internt é registrado e que as empresas guardam informacoessobre a gente e nos conhece melhor que nosso amigos,
Hisotrico navegacoa condicionam busca,
Se resguardar vitmia bullying.
Um dos grandes desafioas que escola tem em relação novas tecnolguas
Usuário mas produtores de nvoas tecnologias
Consumidres passivos de aplicativo feito por outras pessoa feito para estimular consumo
Linguagem que alunos tem de aprende código de linguagem
Movimento internaciona na educaco, já hoje, aqueles que não souberam princípios de programaço serão analfabetos, anafabite.
Computador cabe no bolso,
Celular é mais poderos que computador gerou viagem a lula.
Computadore menor que celular.
Internet de todas as coisas e principio da singularidade, logica exponencial do avnaço tecnológica,
Se jovem não conhecerem princípios básico da linguagem, que já gerenciam n nossa vida, estarão incporpado em nos, mostra que eduaço fracassou completamente
Não fazer reforço em aula de informatic,a tecnologia presnete no cotidaiano da aluno
Como fazer isso se aluno ssabe lidar melhorque professor
Professor tem de aprender com alunos, professor e alunos tem aprender juntos para superar juntos como interferir de fomrar criativa para produzir conhecimentos novas para produzir essa linguagem.
A mesma coisa deve acontecer tecnoliga sentido arende tecnologia é criar.
Saber usar tecnologia a nosso favor.
Temos tecnologias assistida
São tecnologias utilziadas para facilitar tecnologia par criança
Livro publicaao em áudio software reconheicmneto de fala, sintetizador de fala
Tecnologias ajuda pessoa com deficnie no processo de aprndeizagfem
Vários software para deficiente visual, ler o computador, vai falando paalvr por palava
Hoje que pessoa´é deficiente visual pode ter facebook, e ter e-mail
Vai passando e abrindo, ler o texto interio para ela. Recurso para usar deficiente visutal no processo de alfabetizaçõ
Tecnologia para deificnete auditiva
Telefone para surdos.
Telefone através de libras e imagem, iphone através de gesto ou por escrito.
Tem tecnologia pra pessoas com dificuldade de comunicação
Nivox, criança que não fala, autismo e paralisia cerebral
Estou feliz, estou triste, sim ou não.
Meninha que tá com casal, livox, ensinar alfabetizçaõ juntar palavras, utilizada para pessoa que não consegue falar, autismo grave que se comunica através de outro programa e outro não. Bom porue diminui comportamento problemas, começa agredir outras pessoa, geralmente diminui ansiedade.
Existem pessaos que não falam e que escreve mn blogs, participa de redes sócias.
Menino com paralisia cerebral, aprendeu a ler,  as vezes sim ou não é piscar, tem criança a língua para fora é naço, dpende o que criança consegue fazer ,ee depois conegue digiaar  ocomputador, criança entende tudo mas não se consegue se comunicar.
Play table, interativa e multidisicpinar
Mesa digital como e fosse tablete grande.
Inumero possiblidade que tecnologia oferce.
Forma de pegar no lápis consegue escrever.
Criança sem coordenação motora não consegue escrever, faz mesa maior, prega folha na mesa, lugar para colocr brço
Menis uqe não tem braço e consegue mexer no tablete.
Existem vários recurso gratuitos disponível
Site diverso, literatura,a mostrar link
Educarparacrescer,abril.com.br
Comportamento sites educativos
Duolingo.
Site gratuitos.
Jogo vai jogando e aprendeo inglês.
Livemocha, aprende conversar com outras línguas, gravam e te manda,a ver se tá certo. Gratuito e mto legal.
Vantamge uso tecnologia são muitos ,inciiativa aluno, auxlia nas dificuldade.
Visibilidade no processo de aprendizagem do aluno
Os doscente buscam mais especializao para poder usar tecnologia
Melhor aplicação conceito availaic a eesocla
Mudança
Tecnóloga e psicilogia.
A psicologia trablha com novo sujeiot, demndas diferten, entender sujeiot e conseuigr ajudar sujeito. Tenho pacinete que tem problema de relacionamento,  a gente tem de entender esse mundo, relaç~eos construídas, mais superficias, traz mais sofrimento, pode usar tecnologia de vairas formas, na pesquisa usa mto, no atendimento psicoterapeuta mediado pelo computador. Atenda pelo Skype, on line, já orientação do professor por skyp. Dá para aprender mta coisa, recurso impessoal, vai depene da pessoa. Tem jeito que via prefir pessoalmente
Utiliznado da tecnologia pelo psicolog no conteot escolar.
Registrar no sistema.
Não escrever tudo que escreve, quantas pessoas que atendi, quando atnedi aluno, algumas vezes não registra, depois família vai ver que é confindnecil
Sistema de registro.
Elabora relatoirs, faz projetos, planos desenvolviemt indivudal alun
Recurso digital avaliação psicológica
Teste psicológicas feitso por computadores
Vários testes validados usados em outros pais em computador.
Não tem teste vendido, porque é autorizado pelo computador.
Validar, trazer para brasil, aplciatii table
Tent vários joguninhos vao avaliar varis funções
Abeliha, tem de aplicar abelionhas ,vai
Fazer processo validação teste psicologocica.
Aplicar outros testes que avaliam , tem teste atenção concentrada.
Aplcia ele, e aplica vários ele,
Se criança tem resultado parecido nos dois.
No teste da que tem atenção alta e no outro faz baixo
Tem de fazer mínios com 500 crianaçs mesma quantidade que fizeram no chile
Motivação diferente, maior no tablete,
Aplcia testre em varias crianças na memsa idiade.
Resultado não vai dar igual, mesmo com tablete vai responder.
Tenti.
Puc chile teni.
Controle inibitório.
Controlar estimulo.
Teste de racioncio, seguir seuqneica lgica
Teste de memoria
Fazer mesmo caminho da topeira, memoria operacional
Teste de atenção, marcar as diferenças.
Atenção sustentado
Desenhar uma casa
Registro manda para platfafomra, e sistema da relatório completo, diminui os erros de correção. As vezes, processo de validação.
Quando vai corrigir teste as vezes acontece erro que pessoa tá corringod,
Sistema va ideterminr.
Essa é nova tendência para psicologia de avaliação
Varias sendo feito para validar testes digitais, não tem nenhum vendido, mas alguns anos vai ter vários.
Gente que tá dentro sistema tecnologia
Teste tradicionais soa cansativo, aparece atividade de escola, acha chata, difícil.
Plataforma digital no responde mesma pergunta.
Teste psicológica pergunta mesma coisa, se pessoa não se contradiziu não pergunta mais.
Onsiderçaoes finasi.
Educaçoao tem processo hist´roci.
Evolui mas não suficnete.
Tem gerção z, trz consgo essa novas questões
Tecnologia pode ajudar escoaalla acessar geração z
Psicologia, pedagogia, letras, precisam entrar nesse universo, para ocnseugir atender demanda. Pensar ocmo usar tecnologia aluno de vcs em sala de aula.
Faculdade usa mais.
futuro, fazer coisa que vao lidar fuutor, trabalho na escola é mto importante, pensar em novas formas.

Recurso financeiro é do chile, toda organização é do brasil.

Um comentário:

  1. The Omega De Ville Prestige Co-Axial Chronometer Automatic Power Reserve replica watches sale attention with its absolutely clean face. The simple dial has the date window at the replica watches and is protected from the top by a scratch-resistant sapphire crystal. The bezel is plated with 18K yellow gold and the stainless steel rolex replica case measures 36.8 mm across. The bracelet is made from stainless steel as well with 18K yellow gold plated links. At the heart of the Omega De Ville Prestige Co-Axial Chronometer Automatic Power Reserve replica watches uk is the Co-Axial calibre 2500 , which is based on the fake rolex sale 1120 calibre, a derivative of the rolex replica sale popular ETA 2892-A2. It is the caliber Omega built to include the Co-Axial escapement for the first time.

    ResponderExcluir