sábado, 15 de outubro de 2016

Oficina. 14.10.16 resenha, projeto de pesquisa


Começar falando da resenha, comentários primeiro, antes de entregar e depois de entregar.
Primeira coisa.
Livro da Juliana Lessa.
Na capa, muitas pessoas colocaram resumo
Resumo, resenha crítica não existe, pois resenha já é critica.
Resumo crítico ou resenha.
Outra questão, relacionado erros de ortografia na capa, não quer dizer que não sabe escrever, falta de cuidado, desleixo, nem com capa importou, imagina com resto do texto. Impressão que pode criar para qulauqer professor que precise de algo escrito.
Outra questão, toda vez que citar autor, tem de ser seguido do ano,
Segundo Casanova, só que casonava, naquele ano, publicação, porque sabe que opiniões mudam, diferente texto pode assumir diferente postura, sempre que for citar autor, tem de ser seguido do ano, tava implícito, dá para deduzir, regra é tem de ter ano depois.
Outra questão é que, todo autor citador tem de aparecer nas referências, se colocou algum outro autor lá, ela cita, fulando de tal ano de tal, tem de aparecer no fim das resenhas,
Todo autor citado tem de aparecer na refer~encia, isso serve para trabalho que vamos iniciar.
Outra questão, é o jeito de citar. Quando eu cito fora do par~entese, coloco ultimo sobrenome, se coloco dentro do parente, caixa alta, Autor (ano), (AUTOR, ANO), muitas pessoas refereiam autor chamando pelo primeiro nome, não dá, não tem essa, de vera,
Chamar pelo primeiro nome não, pelo último, último seguido do ano.
O primeiro parágrafos, os primeiros parágrafos, precisam contextualizar o leitor, de que é a resenha, qual texto resenhada, quem é autor do texto, caracter´sitica do autor.
Se começa falando texto é muito interessante. Não dá para colocar dessa forma não.
Outra ques~tao é, o tal implica em”, o verbo implicar ele não pede preposi~çao nenhuma, o não comparecimento implica falta.
Teve erros de vírgula, adjunto adverbial deslocado, teve vários pessoas com esse problema.
A refer~encia, como fazer a refer~enica retirado de uma revista ou foi apresentado em congresso.
Quase ninguém acertou.
Congresso, refernica, encontro, outros eventos cient´ficos, se for citar a publicação em um todo. Se tiver autor que pubicou neste lugar, faço mesma coisa que tá aí, antes coloco, ultimo sobrenome do autor, sigla do primeior nome e seugnod nome, nome do trabalho apresentado, sem itálico, aspas, o que vem em negrito ou itálico, onde a obra foi publicada. Porque nome de livro vem itálico, porque livro é local foi publicado, aritgo em revista, a revista vem negrito ou itálico, o artigo naõ vem em itálico nem em negrito.
Se teve um congresso, anais do congresso, analise do congresso tal, vem em italco ou negrito, titulo do artigo não vem.

AUTOR DO TRABALHO, TITULO, subitiutlo, in, nome do evento caixa lat,a numero, local de locaçizaçao, tituto do evento em itálico, local, editora, cidade..

Deixar de citar texto por causa da referenica, congresso fujet, nome do autor, vai aparecer, onde que está.
Tem as informa~çoes do congresso.
Trabalho apresentado em congresso.
Artigo de revista
Formato eletrônico, não adianta so colcoar tituolo do aritgo e site.
Fato de ser formato eletrnocio vai dar trablaho, tem de ter tudo preenchido bonito.
Quando expliquei o word, preenhce refernica no word, ele vai pedir todos os dados necessários e depois ele gera referenica.
Artigo de periódico.
Até refernica de disquete, fala o jeito de fazer referenica.
Tipo de parágrafo moderno, que não tem recuo, tem margem, pode optar fazer recuo da margem, paraágrafo moderno, não faz recuo.
Como é marcado, espaço duplo entre um e outro.
Espaçamento duplo em cada parágrafo.
Citações lonigas e citações curtas.
Citação longa que ocupa mais de 3 linhas.
Eu preciso fazer o recuo de 4 cm da margem, times 10, espaçamento simples, e naõ coloco aspas. Só coloc aspas em citação curta, aquela que não precisa ta separada do texto principal, dá continuidade, cita até 3 linahs ,fecha aspas, e pões nome e data.

Artigo período pagina 179, formato convencional e formato periódico.
Exemplo de virugla, de acordo com Countinho, dentro do texto está ...
Faltou ano, erro. Precisa da virugla depois do ano, dentro do texto, indica lugar, é um adjunto adverbial, expressão de tempo, espaço, lugar,
Erros de crase.
Tem muitas regras e tudo, mas a gente precisa entender a logica da crase, não aceita sugestão de corretor não. Matéria revisão de texto, maria carme, corretor word, correções boas ou não.
Não evolui, marca coisa nada a ver.
Tem as monitorias, marca horário lá, dúvida sobre crase e colocação de virgula, mandar e-mail do monitor, e ainda tem horário.
Aí vou mostrar para vcs.
Antes de explicar o trabalho final, vou devolver as resenhas, só vou conferir se tem alguma que não lancei. Valia 10 pontos, 6 pontos
Conteúdo, se tava claro, objetivo, se vc contextualizou o assunto, se vc mostrou sua opinião ao longo do texto.
2 pontos para formatçaão abnt,
2 potnos escrita acadêmica, gramatica, ortografia.
Primeira parte, é o projeto científico que vale 20, neste projeto cinetífico vão apresentar a prposta de pesquisa e o que vai ser simulado. Simnular dia a dia acadêmico, faz projeto, faz pesquisa e depois apresenta.
De todas as vezes que dou essa disciplina, todo semestre tem 2 trabalhos, 3 trabalhos a gente acaba conseguindo publicar, levar para congresso. Daí então, quando chega lá para ano que vem, perto da semana da ufmg, ou algum revista bacana que ahca que pode ter potencial, contacto os alunos, lembra os trabalhos da oficna, pego a versão em word, corrijo, ponho em formato revista, mudo o que acho que tem de mudar, para não ficar com cara  de trabalho de prmiero período e submete trablaho para congresso.
Grupos que tem interesse, coloco meu nome, processo justo. Ralo demais para trabalho ficar apresentável,
Primero faz projeto, entrega dia da apresentação, entregar dia da apresenta~çao, no caso do projeto, como nenhum projeto de pesquisa é definitiov, sempre vai fazer um projeto, vai para orientador, vai ver, fazer os comentários, projeto vai e vem umas 4x ,seria injusto de dar nota na primeira versão do projeto, vai ir e voltar 1x. tá marcado dia para entregar primeira versão do projeto, corrijo tudo, igual a resenha. Aí volto para vcs, deposi entregam a versão final.
Ai vai a segunda parte que é artigo cientifioc que vale 30 pontos, é fruto do projeto, é concretização da pesquisa. Vai mostrar como a pesquisa foi feita, que na vida acadêmica é assim. Mto coisa  que escreve na jusitificativa e introdu~çao aprovieta no trabalho final.
Tanto não ver projeto publicado, mais artigo.
Vcs não vao partir do nada, vao ter mta coisa do projeto. Vou corrigir 1x de graça.
A 3ª parte é apresentar, no estilot tivesse indo pro congresso, um dia eu vou ensinar fazer powerpoitn, escolher aritog meu que apresentei em congresso, vou escolher algum lá e vou apresentar para vcs como se fosse dia de congresso, para ter idea com ose fosse apresentar
Quando apresenta tme pessoa que levanta placa, até fala tempo finalizado.
Vai ter alguém que vai levantar plaquinha.
No dia da apresenta~ço vai ser assim, para ver desafio que é apresentar um congresso.
Aí a apresentação vai valer 10 pontos.
Aí ela vai ser preparada no dia 18 de novembro, a vou exemplificar apresent~çaao acadmieca, formato dos slides.
Daqui para frente, vcs tragam o computadore, trablets, para aproveitar tempo da aula.
Aula que vem dedicada elaboração do projeto.
Ajuda a gente a fazer tabela, formatar, para ficar bonito.
Para ficar mais próximo possível de um projeto num contexto autentico.
Para vcs, vai dar um trabaloh,´e bem trabalhoso, vcs vão ter, vao usar me outras disciplinas, guarda em sete chaves, paara outras disciplinas, graça a deus, que já tenho isso, vcs vão agradecer mto a mim.
E aí, depois
Vcs vão escolher, vou dar exemplo de projeto de outros anos para ver o que os alunos fizeram, são pesquisa reais, ajudo vcs escolherem, tema, e recorte que seja possível de ser feito em 1,5 mese.
Vou dar exemplo para deixar mais claro.
Aí vou voltar lá no projeto para explicar.
Nossa preocupação é o projeto.
Relembrandando, todas os textos vao ser útil
Texoto sobre parágrafos Wander emediato
Texto operadores lógicos smeanicos do Wander emediato
Texto sobre falácias s downes.
Vai usar mto para fazer projeto e aritgo, esse texto são textos chaves.
Será possível, com aqueles textos uqe vimos, vai ser possível construir arugemntação vai ser bme fundamentadad, achismo, sneos comum, não caracteriza conteúdo do projeto científico.
Todas as hipóteses precisam ser fundamentadasem dados, arugmentaçao demonstrativo, resultado da porpria pesquisa, caracter inédito do projeto
Hipótesef fundamenteada ver teóricas já pesquisou sobre isso, qiem é autoridqdde no assunto, o que falou
O objeto de estudo, expressão mto comum, é aquili que de fato sera pesquisado no seu estudo
Terá ser coerente com projeto, deve ser limtado a complexidade esperada produção academicca
De uma tese espare nível de complexidade x.
Então, a complexidade varia de acorod com nível acadêmico.
O objeto é amadurecido ao loingo da pesuqis teroica.
Vai pesquisar quem já falou sobre isso.
Sabia que queria pesquisar no mestrado livro diaditoco e alfvetizacao de adulto. Qunado fui ver hisotocid livro diadirtico na eja, dai fui vendo qual livor, qual coleção seria adequada, foi amduraecneod, saindo do jgeral e indo pro parituclar.
Uma caracterisitica esssenical de qualquer projeto, tem de ser mostrar relevante, inédito, claro, bem funddamnetao.d
Dauqel ponto, ainda não foi abordado daquela forma
Quando fiz livrio ddiadico sobre jovem , fazer naalise do disucros , questoe, não tinha ainda. No meu doutorado, tme monte dep eusiqsa livor didaidtop ensino regular, ainda não tinha tese de doutadado anaslise de latyout, nultmodlidade, vc tem de porcuarr alguma coisa, aquili ali já foi estudado, mas seu foco de estudo precisa se diferneicar,
Precisa ser relevante, tem de valer para alguma coisa.
Vou estudar uma coisa mto espeicfica sóp vai servir para ficar na biblioteca
Os elementos constutitund do projeto, tem livro juliua lessa, tem lviro do junior
 A capa, folha de rosto, lista de figuras, e no projeto,
 Cada um dos elemtnos , é 1 por pa´gina, seus objetivos podem ter 4 linhas, o próximo tpopic,
Então, vai ter elemtnos que sã ochamdas de elementos pre textuais, que vem antes do elemtnos principal.
Capa, fohla de rosot, esse elemtnos pre textuais, não são numerados.
Conta tirando a capa, a paritor da folha de rosot , conta com nuemro
A paritro da apresnet~çao e introdução qu começa numera~çao de paigna.
Página 5
Não esqueça de colocar para numerar paginas. Não aidante ter sumario sem numercao de pagina
Tem justificati,r eefenicial, cornomcigrama, refernicas e anexos se tiverem. Que são chamados, elementos pos textuais
Acabou a parte principal do prjeto
A apresent~çao ou introdução
Normalmente para projeto de pesquisa, são 1 ou duas paignas, contando como o grupo chegou propor, como surgiu interesse de fazer o estudo, como levou vcs a fazer.
Na introdu~çao tem de deixar claro, quer estudar isso, porque de onde veio a didde. De onde vem o interesse.
Deposi vem a justificativa
A justificiativa ela vai de 1 a duas paginas, defendo projeto, arugmeteando ração que justifica pesquisa, porque pesquisa tem de ser aprovada.
Aqui num é caso, nos projetos de pesquisa, servem para eu me inscrever no mestrado, no doutaraod, proejto de incentivo a cultura, projeto para receber patrocínio, tem de porvar para laguem que projeto merece ser realizado
Porque pesquisa é relevante, o que vai trazer
O carcater inédito da pesquisa.
Pesquisa mercê ser feito porque é inédito, como sabe.
Existe banco de tese e dissertaç~eos d capes, é a insutiçao responsa´vel pelo ensino superio do braisl
Banco de tese e dissertações.
Tem monitor so responsável por isso.
Digita palavra chave, digitei livro didaitoc, língua portuguesa, multidmodadle, quantas teses
Ou no caso, não faz terse ou dissretaçao, vem artigo,
Google shocolar é ótimo, ma faz busca geral
Ver tanto de resultado aparece e coloca lá
Emp esquis feita nos site da biblioteca, foram encontrada tantos resultado, que tema é estudado.
Vão defender o projeto.
Ai os objetivos o que quero alcnaçr com projeto.
Ele se divide em objetivo geral e espeicfico,
O geral composto de 3 ou 5 linhas, relantando oq eu espera, alacnlar persquisq, e innicair com verbo no infinitivo.
Objetivos espeicifos vem em tópicos, desemembra objetovi dgerla, e dizer como vai alcnaçare o que foi escrito no obejtof gerla.
Mostra passo a passo para chegar no bjetivo geral.
O refernical teórico, vai ser 2 ou 4 paignas, cita~çoes de aliugns autroes que se pretende pesquisar
O refernical teoricar parte que mostra sabe o que já foi feito sobre o assunto,
É la que vai mostraer, mostrar em quem vai se basear para fazer peswuisa.
Um de mostrar o uqe vai ser feito, e mostrar quais teorias vai usar para deesenvovler pesquisas.
Metodllogia, vai apresentar passo a passo, que omostra na pratica como revista sera realizada
Quesitonario, analisa, naalisa qualitiativa.
Como os dados voa ser levantados e que tratamento vou dar a eles.
Minha metodologia analisa qualititativa de dados.
Varias pesquisa que falam sobre analise qualitiativa
Se quiser fazer questionário, perugnt autor que fala sobre elaboração de questinario, vai aparecer lá na sua fundamentação teórica, vai ter hora que vai ser referir aos mesmo autores.
O discurso acadêmico tem caracter repetiiva.
Se vc vai fazer entrevista, vai procurar autores que falam sobre entrevista.
Tive alunos que fizeram, analise qualtiativ,a trablaho mto lega, tema sobre multmodaldie
Analise de tipografia de letras e analsiarm pichações de banheiro  na faculdade e ai fizeram naalsie qualitativa.
Pegaram, como reduzir para dar tempo, pegaram 1 predio da ufmg, so a letra, só um determinado numero de banheiro e conseugiram fazer em tempo hábil.
Se vc se planejar, o tempo da aula da para fazer mto coisa.
Vem para ca para aproveitar tempo aqui.
Saíram, tirarm as fotos, votlaram com as fotos, ajudei a pensar na bibligriafa, unidos os texto,s a gente fio elaborando.
Outros fizeram sobre alunos do primeiro período, daquele ano que estavam, eles fizeram com duas turma do prmiero períodos, e falarma sobre dificuldade de interpretaço de texto dos alunso de ltetras
Os alunos viram para primero períodos e terem choque com as dispclinas, o que é cobrado, é mto difernet, alunis do turna da manhã, são mais novos, vieram do enino médio, ai tem outa estrutra, ficaram super perdidos, entrevista, fizeram questionário, e algumas entrevista, e o publico era pequeno, due 80 alunos que eles passarma um dia na aula mesmo, e aporveitaram foram na outra aual, passarma questionaram, recolheram dados e fizeram estatisitica aqui, dá para desenvolver pesquisa
Tema menor e recorte espeicfiico, por isso, vejo qunado tem periódico , tem de mexer, vou apresentar mais refernica teórico, não espero nível de complexidade tao alta com tempo mto curot.
Depois da metodlgia vem cronograma.
O cronograma é composto por tabel,a mostra o que vai ser feita em cada período de tempo.
Nesse caso, vamos fazer por semana. É quantidade de tempo que estamos lidando aqui.
Ai deposi vem as refernica, atentar regra françal esssa,
Fazer listagem de todos osa autores citado
E anexos, mateiral de estuod, questionário e preicsam consatar no porjeot
E ai, o trablaho final, o que espero que fçamos hoje. Reúnam os grupos, qual tema vamos estudar, definri tema, vao relacionar algumas referneica teóricas que se aplicam esse tema.
Vai pegar tema que já sabe alguma coisa. Pegar um artigo sobre o negocio da barragem de marina e vai comparar, aplicar guia das falácia nele
Quero analisar ques~toes do enem, anuncio publictario, ou como foi a propaganda nas olimaidasa, é um.
Já existem na dsicplina que fizemos, para gente poder se útil para nos, texto que já lemos.
Tem jeito de aporivetar texto uqe vimso para podermos fazer
Ques~tao de genro textuais, teto marchusi.
Vairais possiblidades que podem aplicar.
Podem me chamar.
Dou mais duas suges~toes, vai na biblioteca e já pega, já vai fazneod
Vcs vão verificar se esse projeto.
Quanto esse bobjeto de estudo ,já foi abordado por pesquisadore,s  tipo variação linguística, tem de ser mto oringal para fazer alguma coisa indetia nisso
Tem internet, entra no site do google, digita paalvras chaves e vem tanto de aritgo que vai aparecer
E as refernicas teóricas, cada um vai ler, ler um artigo, qunado a getne encontrar cada um vai falr do artigo que leu e o que dá para aproveitar
Texto do wender, odcumentacoa pessosl para produção de trabalhos acadêmicos, regisotr que faz dos textos que le para aproveitar nos trabalhos.
Le esse e semana que vem vemos o que dá para aproveitar. Vai pensar no objeto de estudo.
Qual pagina, citação legal, etc.
Podem verificar  quem tem mais facildiadde computado,r acesso internet.
Quem vai ficar repsonsáel pela revi~são,quem vai dar ultima lida.
Quem tem mais mfacilidade com gramática
Quem vai ficar responsável por qual leitura
De uqla texto
Quem vai ficar responsável pela apresentação. Não precisa ser todo mundo, pode ser 2 só 1.
Todo mundo tem participar da produ~çao, quem tem mais facilaide
Quem tem mas facilidade de resumir
Quem vai ficar responsável por digitar
Que vaai vfazer redação final
Que vai fazer formatar
Quem vai imprmir.
Quem vai pegar, na gráfica, vai imprimr o negoicio, sem dar nenhum problema.
Tem de pensar  , no plano a, b, c, d.
Traer pen drive, computado,r se tudo der pau.
Pensar nessas coisas.
Dai isso, dá para ser feito hoje
Pode fazer esquema escirto, o que vai ter cada parte do projeto
Fazer redçaõ final a paritor dos esuqemas produzido elo gurpo.
Introud~çao, volta texto Wander, vamos fazer pargrafo huistorico, mostrando tema, dpenedneo texto que vamos ler, encaxia parte histórica.
Deposi vamos citar fulano, citar alguma autoridade par afalar sobre isiso.
Com isso, próxima aula já rende horrores. Chegar texto lidos, vai ter mto mais foco.
 Esse esquema, mapear o que vai faze,r, sabe estrutra do projeto, dividr texto, dividr tarefa
Faz esqueminha do porjeot.
No cronograma, aula que vem, vai ter feriado também.
Aula que vem vai ser redigir projeto de pesquisa.
Vai ter recesso eocolar dia 28 de outubro, não tem aula.
Vai ter feriado,
Smean dia 4 de novembro, vou atender gurpo, entregar primera ver~são do projeto, e começar escrever artigo
Aual dia 11, devolver projetos corrigdo,s
Dar continuidade da reda~çao do arito e corrigir projeto
Dia 18, aula destinada par apresentação dos slides
Dia 25 apresenta.

O projeto final e aritgo final entrega no dia da apresent~çao, dia 25. Entrega tudo junto. Grupos de 4 ou 5 pessoas. Máximo 5. Pode dupla. Quem já fez, mestrado ou quer aproveitar

Nenhum comentário:

Postar um comentário