SETED. 07.10.16. LETRAMENTO ACADMIECO NA UFMG TEM A VER COM
INTERNACIONALZIAÇÃO.
É A INSTItuilai que formula e faz circular modelo, refletir
sobre modelos de escrita, universo so existe porque existiu previamento
processo de letramento acadêmico. Modelo de publicação. Encontramos modelos de
ensino e aprendizagem do inglês. Podem ser escritos mas não somente. Dentro
muitas disciplinas inspiradoras, academic literature in, havia 3 professores
ministrnado, alunos de varias áreas, alunos da psiclogoia, e essa disciplina me
fez ficar curiosas, porque modelos letramento acadêmico do inlges, produzida
grupo docente da ufmg, buscando mudança, trnasofmrção na sociedade, para além
dos muros da universidade, converso internacionalização, objetivos espeícifos
da pesquisa.
São mtuiso, descreve pratica de letramento acadêmico da ufgm
Anlisar formação e praticas
Compilar escrita dos professores
Pratica letramento acadêmico da ufmg e contribuição pratica
para internacionalização da univerisdade
Inceitivo publicar aritog em inglês para internacionalizar
universidade
Sugerir resultado encontrda nova proposta de letamneto acadêmico inglês
Preparar publico discente e docente de letramento.
Me basea princípios teóricos da escrita acadêmico
Campo de pesqsuia recente, bazerman, 2012. Tem de ser
desvinculado do que é literatura. Aborda lea, street, alunos não consegue
escrever.
Alunos não estão preparados para escrever, não consegue
escrever textos claros, a escrita como prática social.
Criação da identidade vai promover transofmração no cenário
Fomra~çao incial e continuada docente.
Quando a gente conversa e diz que alunos não sabe escrever,
escrita processo não é voltado so para principiante e alunos, pesquisa recente
sobre pratica letramento acadêmico, inglês para fins espeificos,
Lea, street, o corpo discnet promove relfexao não se pode
pesquisar corpo discente, corpo docente tem dificuldade de escrever tam´bem
Toda formação que continuar vai ajudar orientar discente a
respeito desse processo.
Teoria das dimesçoes implícitas, graduação pensilvania eua,
junto com alunos observaram pratica de escrita acadêmica, dimensão implícita no
processo de letramento
Tornar dimesão implícita para escritor antecipar o que
leitor queria dizer . enquadramento, qual contribuição sua área, pesquisa, voz,
credibilidade do autor, agenica, refernicação, estrutura, estrutura das seções
de umaa escrita acadêmica, metodlgia, justificativa, o que eles descobriam, e
que novos elementos vao surgir, diferentes de cada área.
Internacionalização, engajar com mundo própria deifnicao
qualidade educação e pesquisa.
Múltipla lentes ajudar ver o que é local e global e como
promove mudança,.
Dentro desse contexto, penso qual seriam pilares da
internacionalização. Contexto institucional.
Coleta dados deu no workshop researcher connect,
Parceria fale, bristhc council, dri e fapemig
Objetivo workshop expandir desneolvimeto profiosnsal dos
professores em melhorar comunciaçõ dos professores.
Foram 17 particpantes, algumas vagas, sobrando, foram
ofertadas alunos de pos gradua~çao,
Insturmetno geração de dados, questionário on line,
perspecção participante sobre internacialziação, escrita acadêmica, publicação,
durante workshop coletei texto produzidos, intuiot verficar e após workshop
contribui entrevista semi estruturada.
Própria avalia~çao workshop
Publica~çao linga inglêsa, sobre visão e atividade docente
na internacinalziaça da ufmg
Metoldgia estudo de caso caracter qualitativo, profundo
amplo integrado.
Como método de transcrição das entrevista, metodlgia, uso
planilha de excel, nome da pessoa, pseudonoim, temática, pratica escrita
acadêmica, dimensões implícita, internacionalização, autonomia, fui divindo por
assunto, quais temática repetiam, sobre determiando assunto, eu já pudesse
filtrar, cometario extras de coisas que não quis transcrever.
Dificuldade no processo, lida participante e pesquisadora,
como isso vai influencia analise de dados, enorme numero de dados que gerei, 13
questinario, 64 atividads, 9 entrevistas, diminui escopo de investigação,
analise dos qeustoinario, durante fomração acadêmica, fez curso de escrita
acadêmica,
Das entrevista, relato de 3 particpantes, diana,
Resutlanto oficinas importante dos pariticpante, aumentou
consicenca ciritca processoe escrita língua inglesa. Foram criadas ações de
internacialização, se expõe desejo de inciativa como workshop continue,
partihla de pesquisa, tem pesquisadores pensaram projetos conjuntos, como
orienta alunos de nova forma. Preparar docente para ser autores de
internaciolzação mais eficaz.
Sistema de genreos, linha de ensino de genro, sistema de
genro, professor elabora prova, e ele descreve parte de coisa, aluno responde
aluno ao professor, é um sistema, título mto amplo, curso 17 particpante, 14
professores.
Internacionalização, no sentido da publicação. Outra questão
que se relaciona, tomou coragem de enviar e-mail para um possível orientar
estrangeiro e fazer pos doc fora.
Grupo de pesquisa internacioal, meu foco princpapl é
pbulcia~çao, como publica~çao afeta internacionalização.
Bom abstract, bom título, como se apresentar em 1 minuto,
maioria foi exercício de escrita, como texto pode melhora, objetivo do workshop
é capacitaçõ de escrita de língua inglesa.
Trabalho mto signifcaitov nos estudos de letramento
acadêmico.
Idea do processo de movimento, e esses dados todos permite
fazer conexão diversos movimetmnos ao longo do tempo, ohlar do uso da língua
inglesa por um grupo de professores de instutuição publica federal, quando
falamos de letramento acadêmico são participante os alunos , raramente tem o
professor da faculdade envolvida na pesquias, quem é esse sujeito, eu acho que
são sujeiot demais, mas acho que trabalhando com numero menor dep articpante
provaca disucrssão interessante como se dá utilização da língua inglesa,
visando publicação, vai restringir demais, vejo intrenacialzação vejo como
grande motivador, para instituição, para professor é uma consequência do
trabalho, tem lado diferente de analsie da internaciolazaição, cuidado, para
não endeusar a internacionalização, escrever inglês para ingels, publicar
inglês poruqe, para da conta do mercado de publicação, envolvidos.
Vai ter de tomar cuidado para simplesmente não repete o que
se diz internacionalmente sem fazer analise critica, que processo é esse de
internacionalização, publicar inglês basta para internacionalizar, pesquisa
buscar entender como professores utilizam língua inglês,a eu ainda não consigo
me expressa,r não é pra publicar inglês, mas para participar, participar da
comunidade acadêmica que não so na língua matern,a empodermaneto do professor,
graças ao tal do curso, mandei e-mail e professor me aceitou, serie elemtnos
colocado na pesquisa riquíssimo, na pode dimiuido em relação grande quantidade
de dados que tem. É mestrado, não doutorado, reduz bastante, e te orienta mais
por alguns elementos para trazer a tona utilização da linga inglesa e
instuicao, não visando internacialziacao, internacionalziao é conseuqenica para
quem faz, mas não é desenceador de ação que leva professor a publicar em
inglês.
Já há pesquisa colocando na perspectiva do letramento
acadêmico que pesquisa se fala por área, assinaram aritgo por 8 pessoas, a
gente escreve no máximo em coatuoria, todo laboratório participa, pratica da
engenharia, via relato artigo tinha so 1 pagina, formula criada, não havia
teoria,
Até posso retomar tese que menina estuda isso, questão das
escritas relacionadas das área, são pratica de letramento acadêmico mto
diferentes depednneod da área, se vai mecher com questão da publicação da
língua inglês,a publica quem tem dinheiro, tem o revisor, que muda o meu texto,
esse texto não é so mais produto, passou processo de editoração, que fez
correções, é um conjunto de elementos que fazem o texto sair daquele jeito, tem
de entender, vejo seu trabalho mto voltado para compreensão das praticas praticadas
executadas por conjuntod de professor de uma ou duas áreas
Formato do produto que tá fazendo, nara faz processo
diferente que vem sendo feito na ufmg, tem vários outros trabalhos que
pesquisou na ufmg, no final vai dissertação, dei uma pesquisad, quantas
pessosas, teses e dissertações, são mto pesquisa, quantas teses vc leu na
integra, alguns professores, qunado vao por uma banca, mts demandas, para
participar banca, formato em artigo, sua dissertação, formato de artigos, tem
alguns instiuicoes que trabalham de forma mais radical, aluno que faz mestrado,
instuicao faz mestrado, se publicou dois artigos internacionais a1 ou a2, ele
está automaticamente aprovado no mestrodo, se pares fazer e divulgar
cientifica, ser´só pegar dissertaõ, escrever formato de artigo, e outros
capítulos sumarrio, agradecimento, seções normais, dividr analise em aritgo, se
faz pesquisa cientifica e não consegue diviuglar.
Trabalho mto ousado.
Qualficaão, a gente tem medo de pratica de escrita, que não
consegue, muda o que vc quiser.
Completar a dissertação e picotada em vários artigos.
Tenho umas ressalvas, desse tipo de proposta, documento
estruturado de começo meio e fim, leitura da obra que artigos fragmentados
percam, o processo como todo produto, não sei que texto valido, todo artigo tem
vida própria, ali exista alugm compromentimento noção de todo, fragmentada em
parte autonama
Salame Science,
Considerei ainda válido, primeiro leitura, pessoa na banca,
pessoa qiue for ler trabalho na integra, leitura mto restrita, molde novo lido
por novas pessoas, leitura que fazemos hoje em dia é mais fragmentada.
Sentar e ler livro como tempo, o que lemos mais é artigo
O aluno vai ter que saber mais produzir artigo que dissertão
e tese.
Vc tá substituindo um pelo outro. Substitui um documento
pelo outro, vc faz artigo para dar mais visiblidadde, não sei que é validos
riqueza expressa dissertação e experienca autora acaddemica, pular fase da
escrita linear mais completa. Indo para fase que todo mundo faz, de fazer
artigo, abrindo mao da escrito, compromentimento encademanto,
Escrita linear além da própria experineica descrita.
Escrever tudo ao mesmo tempo em artigo, faz percepção melhor
e faz analsie foco escrever tudo ao mesmo tempo.
Processo de aprendizagem, enriquecimento, válido, vamos lá.
Problematizando, surpreso pela inciativa.
Compilar contribuições de professores e verificar dimensão
implcitias, analisar o que foi produzida no workshop.
Porque não trabalhar com experiência da oficna, trabalha é
formação complementar desenovvlvimetno letramento acadêmico, trabalho
direcionar oficna.
Tem informação fazia antes e impacto da oficna para ele. E
se vc se concentrar não no aspecto pratica, das manierias de formação
complemtnar e professres da ufmg no desneovlviemtno acadêmico letramento.
Da para discutir lacunas e dificuladaede que tem e potencial
de aprendizado e focalizando a oficina.
E de uma certa forma, me falta propor, abre mao de alguns
objetos de analise. Porque não trabalhar, questionário e entrevista e deposi
analisar docuemtnos, da um selecionada, que critérios para utilizar para
slecioar documentos ou entrevista, questionário pode indicar diferenças
importantes, sujeito que tirarm 10 e um que tirou 10.
Pega os dois extremos mais uma vez. Não sei ocmo é formato
do seu questinario para prpor aspecto típico desse sujeito.
Trabalhar com área determindo condicionadtes, trabalham com
sujetois que estvam lá.
14 professores, responderam quesitinario, como posso
tipificar, posso pegar esses 2 sujeitos nos extremos, analisar o que foi dito, e
oresto é resto,
Do ponto acadêmico em inglês
Quais elementos acha mais importnte internacialização da
ufmg.
Sleciona sujeito através de entrevista.
Analise quantitativa, de questoe abertas entrevistas.
Não faz analise da instuticao, é tudo opinao do sujeito
sobre.
É sempre importante colocar, opinião do sujeito, como
vincular internacioalizao com estudo cinetifico, vinculo.
Sugerir novas propostas, restrição colcoar objetivo
pesquisa, não procure, procure entender o papel, entenda, vincule, fale com
documento, historai, processo, invista analisar circunstancia, vinculo entre
fatores de determando acontecimento, sugestão brota muitas vezes articualcao
das lacunas apresentadas, potnos positivos de determiando acontecimentos.
Dissertação na da sugererir, avaliar, impactar, arituclacao com princiapis
teoricar, preocupa com dado,
Cortar amostrgem, pega prototipi, sujeito típico incialmente
indicado no questionário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário