Boa noite.
Eu vou começar, antes que começarmos, o texto de hoje,
continuidade texto semana passada, enfoque, questão dos gêneros textuais,
coloca das duais autoras questão dos novos gêneros textuais na atualidade,
quais gêneros surgiram, isso tem implicações direta pro contexto acadêmico,
ainda mais que agente tem de usar os novos geneos que aparecram, mtas vezes num
é falado pra gente quest~eos básica sobre novos gêneros.
No ambiente acadêmico, a gente acaba aprendenod as coisas na
marra, até descobrir fazer errado, era fazer assim. Mostrar o beaba, sobre
alguns gêneros que usamos mto na universidade que não são comentados nas
disciplinas ao longo do mestrado, pressupõe que a gente sabe que sabemos monte
de coisa, e ninguém fala pra gente o que é, o como escrever esses textos.
Esse texto, o autor mostra, algumas implicações direta para
ensino. Semana passada falei sobre social, nercy, texto, um dos desdobramento
da semiótica soical é gramatica visual e ai aplicam para ensino, vamos ver
parte teórica quanto gêneros acedmicos, vamos ver para aluno como para
professor.
Parte mais teórica colcoam semiótica social como caminho
estudo para produção de sentido, existem vários, outras disciplinas vimos,
teoria sobre lingusgem, sobre lniguistica, um dos camnihos para estudo produção
do sentido, discurssão social treaz outros códigos além do verbal não so código
escxrito
Semiótica cienci do signi
Singo forma e
significado
Semiótica social primeria publicada em 88 hodge kress, van
eluven,
A semiotca social traz idea do singno motivado, introdução
estudos linguagens, vemos saussire, traz questão do signof arbitrário, relçaõ
entre forma e significado é arbitário, não tem motivação espeicifca, porquie a
palavra foi escolhido arvore é relação arbitr´ria
.agora a semoitica social, até por ter caracter social,
acredita que singino é motivado, parte do interesse do comunicante, interesse
esepcifo para produzir tal forma, os singinos surge do interesse em dado
momento, surge a paritor do momento que singio tá snedo produzido.
Signo foram todos motivados por interesse especifico
aitnigir vcs como aluno, passar o conteúdo de forma mais clara, cores,
elemtnos, tudo foi combinado a foram servir meu interesse.
Foco interesse suborinada a interesse, é na ufmg, no curso
de letras, seleção da informação pressupõe tipo de aluno que vou ter, o local,
se fosse dentro da ufmg, outro curso seria diferente, se fosse em outra
universidade e outro lugar, seu interesse tb num é voluntario totalmente, tem
restrições socais, que a própria social impõe.
Linguagem que usamos para determinadas situações, estudo é
moldado
Ai eles colcoam que sentido são dinâmicos, sempre negociado
no processo semiotoca, nucna imposto de forma inevital, através de código
absoltua,
Semiotioca tradicional, sentido congelados fixos no texto.
Semiotoica tradicoianl na produz singifiado autores esperam
A lingsuitica e semiótica estruturalista de saussire trata
mto dos significados com sendo cristalizado, o que eu escrever tenho certeza
que vai ser interpretada de dada forma.
Daí na metade do século 20 pra frente, vieram varias
publicações, Foucault, filsoofo famoso, fala mto da morte da autor, autor não
tem contorle do sue texto, num é imposto, o autor num consegue impor sobre
texto aquilo que vai ser interpretado, vai depende única e exlcusivamnte do
leitor, não tem jeito de garantir minha intenção vai chegar de dada forma,
sentido é smepre negociado, é dinâmico, não tem como a gente fala, se singio é
forma e significado, então o singiicado não é cristalizado, nunca vai ser
entedido daquela forma
Tem mtas diferença entre lignguas uqe são as mesmas,
portugeus de Portugal e português brasil e inglês britinco e inglês americano,
nem tudo é interpretado da mesma forma,
Palavra que usamos tem significado totalmente diferente da
nossa cultura.
Português de portual, como falm alunos, ao invés de falar pupulis,
putinhos,
Texto que podem ser da mesma língua não tme singicados
iguais dentro do brsail tem vários regionalismo vairas questões que colocam
singifcado difernet para representa~çeos para diversos corpos.
Ai eles falam, semiotoca soclail, o que produz sentido no
texto.
Eu lembro que qunado fiz doutorado, semiótica social sobre
dizer, a diferença faz diferença, não é, aí, ele falou que pudesse resumir
sekiotioca social seria diferença faz diferença, veio dsse questionamento.
So para ter idea. Varias formas, a mesma letra , midando
direcionado, colcoadno tachado, mudei , diminiu a fonte, aqui mudei fonte, e
estão dizendo a mesma coisa, mesmo texto escrito colocado de forma diferten.
Que mais obvio que pareça, a diferença faz difernaç no
stexto sim.
Elas falam que a inciação com trabalho com imagem, tentnado
de alguma certa forma didatizar proposta de krev, baseado na semiotca socail
desenvolverem livor espeiifioco tratmaneto imagem, smeiotica social trata todos
ocodigo,s moviemto, som, gesto.
Gramatica desing social, trata da imagme e da imagem
estática
Desenovlevem cateogair asnalise da imagem, semiotioca social
baseada e gramatica funcional, então que veio as categorias.
Função representação, brasil atraso, semítica graduação uma
vez, não pode por pre requesito ler texto em inglês, super dificl material em
português para dar aula, aula na pos graudação super certo, pode ser texto em
portgues, inglês, fui fazer pos dot, carência que tem estudo de imagem no
brasil, tanto que a gramtica do desing visual, vai sair terceira edição agora.
O halliday, sistema funcional, acha em pdf, halliday
gramática pdf, aparece vários, eu incentivo a ler, porque é gram´tica diferente
é ter como comparativo, é mto interesse
Ele fala que, as chamas de fun~çao de representa~çao.
Funão de rpeseentaçao, ideacional
Uma oração traz representação de alguma coisa, gramática do
desing ivisual, considera imgam da mesma forma,
Essa representação pode vir de duas formas, de uma forma
narrastiva, contnaod alguma histoira, ou de fomra conceitual, que é
representando alguma forma em relação ao seu conceito, ai traz esse dois tipos
de processo para representação.
A fun~çao de represent~çaao, ele mtas vezes traz,
repreentaç~eos de conceitos e interaç~eos entre participante envolvidso na
imagme, não necessariamente pessoa, lelemenoto da imgaem, denseovlvi ação.
Pegar mesma orçao, olhar sobre prisma de cada fun~çao, pode
pegar imagem e analisar pelas 3 proposta.
Analisando pela ideacional, vai ter preentação cocnceitual
ou interçãao entre participantes.
Tenho duas progpagandos do Playstation
Aqui, eutenho personagens, e ele interagindo, posso olhar
pelo viés conceitual, porque , visualizando como fosse prateleira do
supermercado, posso colocar aqui tá representado comprar produto, posso fazer
raciciocio interagindo com cada um dos participantes.
Aqui tem mãe passando metolate doi, ele , a hora do terror,
e ele nem prestnado atne~çao porque tá com psp, portátil.
Como dei aula mtos anos, vou te dar um injençaõ, nem tchum,
ai tem relação, foco tá na relação entre parrticpante, que é diferente, daria
para falar varias coisas em relação as imagnes,
A ideacional, vem com a idea que tenho em rela~cao a
algiuima coisa seja fomra verbal ou interacinal
A interperssoal, interação, vem com interção imagem com
rela~ço ao leitor.
Ela representa interção entre falante e modalização entre
falante, como vai adicionado adjetivo e recurso que vão tornando o texto,
sinais de autoria do texto, mesmo que na ocoloque eu acho, autor traz visão
interessante sobe imagne,s modalizador interessante, da índice o que vc acha do
texto, sisso acontece nas imagne.s
A fun~çao de interação vai analisar como imagem se coloca
observador, impornten comviddativ,a inforaml, fomra, mais distnat,e mais
próxima
Tem dimen~são do olha, contato
A distnaica social,
A atitude
E o poder.
Essas 4 dimensoes se for olhar imagem viés interpessoal,
posso partir desses 4 presusposto para seguir caminho
A gente quer inventar mais nomenclatura, igual falam no
texto, mtas pessoa acham que interpretação de imagem é algo intuitivo, não tem
como seguir um regra, parâmetros para interpretar uma imagem, e puramente
intuitivo, fica deficiente alunos interpretar textos, não tem pratica na
escola, acha que todo mundo nasce sabendo, vem trazendo caminho didático dos
pontos alunos podem partir, questão do poder, distnacia social.
Contato – olhar
Olhar de oferta eou demando,
Depende se olha diretmanet pro leitor ou naõ
Olhando diretamnteo por leitor é chamado olhar de demanda,
quando olha diretamento pro leitor como se chamasse leitor para observar
imagme, como se estivesse estabelcneod dialgo
Já olhar de oferta, é mais sintático, convidaditov, como se
objeto da imagem, fosse objeto para ser contemplado , para ser admirado, igual
olhar.
Analise ângulo que leitor observa imagme, pode ser superior
Se foto colando imagem de cima, tá dando mais poder para
leitor, se a aimagem foi feit como se fosse feita olhando mesmo nível,
igualdade de poder ientere imagem e leitor,
Olhando imagem de baixo e pra cima, participante da imagme
tem mais poder uqe nos, posi~çao superior que agnete
Um olhando imagem de cima, parece que to na sacdada, e aqui,
é ta anunciado whiskey, podia analisar whispey, toma mais poderoso, fica mais
domínio, não coloca qualquer meio de transporte ,helicóptero, para tirar ond
mesmo
Mulher dando thcau,
com se fosse lady dalla, colcoando vc, se vc tomar, vc vai ter esse poder, toda
essa, andar de helicóptero, vai ser rico.
Olhando de baixo pra cima, qunado olhando de baixo para
cim,a oleitor olhndo de baixo par acima, quem tá na imagem é mais poderos,
Se a gente tomar whispe somos mais poderosa
Aqui agenten um é nada, pisando na gente, capa da vogue, já
fica na cara de necessiaddde
Da mesma forma de rapper famosso, jay-z, maioria de baixo
pra cima ai ficam grandando, poderoso
Distanciai social
Quando a imagem, o que tá na imagem tem distanciamento
menor, forma mais de close, tenho mais intimidade entre imagem e leitro o que
tá, se tenho maior distnraciamento, tenho meenos intimidade, se pensarmos nos
textos escirto, primera pessoa do singular como se fosse clos,e fica bme mais
subjetivo, quando usa 3ª do singulakr, sujeit indetmerinado, me afasta, tom
mais objetivo, mais formal, tom maior de autoridade.
Mesma atrice, de corpo inteiro e de close
Aqui dá , ganhando oscar, vestido de 100 milhoes de dólar,
poderrossima, nunca vou chegar lá, outro nível, aqui
Como é propagande de perfume de dior, pega close, para eles
não é interessante sentir distnate do produto, e interessante que vc se
aproxima, maiora das propagandas de perfume vem com imagnes d eclsoe, ou pega
artigos de opniao, ai tem foto od articulit,a amaioroa é foto de close, foto de
corpo interio da sensação de distnate.
A atitude, posicionament odo corpo do pariticpante me relaoa
leitor pode projetoa maior ou menor idsntaicamenoto, de costa, de lado, de
frente, gramática vai dando ferramnet aparatica par analisar, desenvolve alunos
de qualquer serie, vc tem caminhos palpaeis para trabalhar.
Peguei a mesma atriz de frente, e peguei a mesma atriz de
perfil
De frente da uma proximidade miaior, e de perfil da
distanciamento, menos ou maior, envovliemton com leitor
Usnado os oobliogquo tem exposição menor , menos intmidadde.
Funão composição, textual,
Intepessaol interação
Ideacaio, interpetação
Textual de composi~çao
Fun~çao de copsi~çao via tratar organização dos elemenos
conforme espaço que ocupa no tod, leaute, distruibuiçao dos elemtnos no tod.
Essa combinala~ça odos elemtos pode ser observado a paritr
de 3 aspectos principais,
Valor da informação, enquadramento e saliência.
Vamos ver o que é cada um.
O valor de formação, é conforme diagração adotada da painga,
estamos propensa atibuir valor a cada item do texto conforme área do texto
localizado
Para nos da ocidental, tendemos atrubir valor de importância
so pela posi~çao que elas ocupam
Aqui, porque o quadro
branco tá no centro da sala e professor ta na frente da sala
Porque virado em fieliros, disposi~çao caderia podia ser
diferente, podia ser nível de baixo pra cima. Tudo issi interfere
Eles colocam para sociedade ocidental
Eles colcoam composição horizontal, do lado da margem do
novo parte da direita, da parte da esquerda, auqilo que é dado, conhecido pelo
leitor
Na poarte de cima é ideal
Aquilo que é real é na parte de baixo
Voltar na propaganda do whiskey, e aquilo tava mulher,
ddadno tchau, o que vc vai alcnacer ideal, o real é o whiskey.
Depois para quem gosta dessa teoria, quando for, pega
analisando outodoor, se pega analisando, mto engrçado, vc ver que como tá mto
presente, porpogagand da nike falaa que o sucesso, recompensa os audaciosos, os
corajosso.
O ideal, real, vai estar na dirieta, preciso desse nike, na
direita, o alto tenho ideal, tenho conecantado , saindo do real para ideal.
Quando tem ferramnetea, fica mais faicl destrnihcar imagme,
na interpretação.
Exemplo mto bacana, pega site de universidade do leste
eurpeu, ou alugma do oriente, vai entrar site inglês, vai ter bandeira do
local, do site da china, clica na bandeirinha da china, ele inverte e perde
referneica, um vez tive que ir congresso hong kong, ai uma vez fui entrar de
outo comptador, entrou no japonês, onde é que clica, naõ achei nem bandeirinha inglesa,
perdi referencia, vou tentar decifrar alguma coisa, por cuasa da refernica
visual bagunça, por isso admiro, quem é fluente língua estrutra totalmente
diferente, tudo da memsa famialia, fala inglês, tcheo hebraico, tinha amiga em
loindre, visinha do dubai, inglês perfeito dubai língua primeria, falava árabe,
ela tava com celular, aparecia conversa, toda confiugarçaoa do whatsapa mudava,
como seu cérebro consegue muda tão rápido, mudava pro árabe, começava escrever
muda refenrica, conehci outras pessoas, dialetos ,tailandês, um que era
vertical, qunado a gente ia ler, chinatow, vairos restaurante, pegava guardapio
Numa perspectiva verticalizada, posso ter algo mediano e
real, posso ter dado, algo meidano e o novo.
Aí auqi, tem exemplo, tem o ideal, mediador, e o real.
Bem verticalizada, naõ seria tão funcioanl do sldie
anterior, desneovleream dois saqui, das formas mais restrita.
E aqui, porque tá numa descida, subido leva pro nike
Enquadramento
O enquadramento é moldura que pode ter dentro da memsa imgme,
pode desconectar elementos, indicadnod se perntece mesmo núcleo informativo,
posso ter elemtento pertence ou ta ligado a um outro ou não.
Por exemplo aqui, tem o sorvete, qunado tem margem branca, e
aqui tenho parte vermelha, estou conecantadno vemrelgho parte do sorvete e
parte branca convesanado com moldura brnaca do sorverte
Modlura e enqunadramento, tem vez que espaço em branco
funciona como molde, como margem também.
E por ultimo a salience, qundaod elemto tem maior destaque,
sreá de alguma forma diferniciada.
As vezes um elemnto vai vir com destaque, pode vir feito de
diverar fomas, foi tamanho, foi como difernicia dos outros, tenoh destaque
aqui.
Bem obiovio, agente precisa colocar como forams se destaque
pode ser feito, aqui foi com cor, colocando no centro
Taria cor diferente.
Multimodalidade e a rotina acdmeica.
Porque elas falam dos novos gêneros textuais que a
globalização trouxe
Agora como alunos do curso de letras , como isso pode
interferir na nossa vida
Pode parecer básica, disciplina projetada em prmiero período
Sempre bom lembra algumas coisa
Texto comum meio acadêmico
O que muda o que diz respiteo produ~çao textual
Quais modos es~tao envovldios no texto
Quais tipos apropriados nap rodi~çao de texo na produção
acadêmica
Eu não peguei enem como vestibular,
Alunos tao trienado fazer texto arugmetnaitvo, entra aqui,
naõ usa quase nada , nenhum professor pede texto daquel, texto é bem juvenil, é
bem simples perto do que precisamos produzir na unviersiade
No mieo virtual, tem novos gêneros textuais na academia que
preicsamo lidar
Moodle,
Perfil fórum de discurs~são
Não mexo com isso ainda. Daqui a pouco posota fórum, vai ter
de fazer pel mooodel
Primera foto de perfil
Jujus Sousa, não é facebook, Snapchat, é colocar nome todo
Ja tive, lumisteriosa@hotmail.com
Profesosora da fae. Emial email da francisca@gmail,com
Poe emial mais dingo.
O email, o seu enderço emial, linguagem fomral,
identificação, objetivdd, polidez,
Marcar horário com professor, atrás da porta, tem e-mail dos
professores, todo mundo marca.
Lingugem formal
Identificação
Objetividade com polidez e gentileza.
Objetividade, clareza e educação. Mandar algima coisa como
se fosse escrvinho.
Polidez, rapidez, linguagem formal atenta escrita.
Rede social, convocado seleção linkenin
Faço aula, sempre fiz pilaes, preciso fazer aerobic,a odieo
caminhar, bicicleta, tem uma aula, mto divertida, dança, clip dance, so dança
musica de oitava serie, 1hora30, bendito cisma filma aula
Nem tudo tem de ser dito.
Seleção de emprego contam, mto olham facebook, antes de
contratar. E isso vale.
Tem professora da ufrj, tava aeroporto santos dumont, não
aguente aeroporto com cara de rodoviaira puc rj.
Gênero textual, passa para univerisdade prestar atenção,
limpad nos post.
Currículos lates. Cnpq
Linkendin acadêmico.
Gêneros textuais para abordar aqui, aula so para fazer power
point.
Dois tipo de apresenta~çao acadêmica
Uma apresentação congresso, simpósio ou gurpo de trabalho ou
apresentação de pôster.
Liberam para alunos de grauda~çao ou mestrado, ao invés de
fazer pôster grande falando da sua pesquisa.
Vai apresentar banner. Pode escrever fazer comunicação nos
simpósios. As vezes até gradua~çao eles deixam, depois apresentou no congresso,
entrei de coautora com meninos, tiveram oportunidade de apresentar. Tem 20
minutos para falar, na hora que tá falando mostando plaquinho, levando
plaquinho que dá 5 minutos e plaquinha no fim, tem várias pessoas para
apresentar e tem debate, apresentar trabalho aqui em formato em congresso.
Passar por esse treinamento de apresentar em congresso.
Outro tipo de apresnetnaçao nos trabalhos nas disciplinas
Pegando comunicação nas disciplinas
Tem de ter pontualiaddde sempre. Mega pontual
Tem ter plano a, b, c, z. alguma coisa pode dar errado.
Leva seu computador, quando fui alunos para apresentar no
congresso, pen drive não abriu no computador, tem seu computador e vai.
Vc tem varias alternativas para não ficar na mão.
Olhar.fico nervoso , com vergonha, olha para parede no
final, olha pra testa das pessoas,
Gestual, tanto para mais quanto para menos, tem equilibrar
gestual, num fica uma múmia.
O movimento na apresenta~çao vai ativando aten~çao dos
interlocutores.
A moviementçao e postura coporral
Vestimenta, sem chinelo nem pe sujo, roupa confortável
Linguagem. Grava linguagem, vícios de linguagem, tipo assim,
então portanto, torna apresentação enjoada. Vicio d linguagem, gesto, de
postura,
Slides de ppt, fundo que escolheu, funda azul com letra
vermelho não. Mto texto com letra pequena não, contrastes e cores, sem
aviaziho, efeito.
Posters. Semana do conhecimento da ufmg, 17 de outubro,
pôster espalhado, desenovleu projeto , se trabalho ficar mto bom, arrisco
submeter, trabalho ficam mto bons, mexo, escrever revista, congresso, tive
trabalho publicar revista ou apresntar trabalho.
Ficar bom, mando e-mail. Dai vao ter oportunidade de já
ingressar, já ter publicação.
Apresentar oralmente ou exposto, tem outros congresso para
apresentar, interferer o que vai colocar no pôster.
Possui padrão estabelicdo, as vezes coleta template no site,
seguir cabeçalho, margem.
Limitação pela organizaçõ do congresso, não pode ter mais de
tantas imagens, fonte mínima, dessa letra,
Qual modo comunica informação melhor fomra, texto escrito,
inforgraifo, desenho, tabela
Organizar e selecionar informação do trabalho no pôster
Selecionar e organizar informa~ça
Aspecto visual
Tamanoh da letr,a ocnstraste, margem
Leaiture
O que vou colar na direita, esquerda
Se vou dividir em coluna tudo lienar.
Normalmente banner são 80 x 90
Magem para dar orgfanizada, combina com cabeçaho, sintezar
inforamcoes ecrita, subtítulos, para ficar mais fácil leitor ler, fundo e
constraste, marca d agua da logo do congresso, dependendo dacor letra briga
fundo com letra
Distorção da imagem. Teve que caber imgem, respeita
proporção da imagem.
Tamanho de letras da fonte
Ditruibuiacao elemtnos noespaço
Mais imagens que texto escrito.
Se realmente em relação trabalho são auto explicativa
Outra disposiaõ, não coluna
Fazer em blocos, no centro, os graficso, e distruibiu bem as
imagens, fez 2 colunas, descição dos autores.
Tamanhzinho da letra, mto texto de uma vez so, jogada,
intercalar, visualimente carregado.
Fonte e numero d fonte bem escolhido
Espaçamento e margem,
e espaço branco faz moldura.
As referencias colcou pequena, praxe referenica letra menor
em pôster.
Atividade
Grupos de 5 pessoas
Apresente 3 exemplos de possíveis implicações imapctos da
multmodaldiade e dos multletramentos para o contexto da educação superior
Compara os posteris acadêmicos a seguir, considerando o
layout e disposi~çao dos elemtos, outrs aspecostos visuasi, os modos escirta,
imagem, cores, etc, escolhidos para compor o texto, a seleção e a partinencia das inforamçleos.
Pôster i
Letra pequena, carregado, preguiça de ler, fonte pequena,
marca d´’agua compete com as letras do texto, tamanho das imagnes pequeno,
espaçemto peuqeno, a divisão dos tópicos pouco vi´sivel
Pôster ii
Sombras, dividos por tópicos, cores, gráficos, fonte e
tamanho da letra visível, cores chamativas, divido em duas colunas, comunica
melhor a informação contrate do titulo dos tópicos não ficou bom, mto escuro
fundo,
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