Debate. 05.10.16 .Oblomov..
Mito do trabalho. Essa questão da ética do trabalho.
Imagino, o que seja, do Arthur Guerra, funções importante do núcleo, discutir
projetos, em andamento, para fazer, sem assutar, papel de exame de qualificação
de discutir, já que não temos exame de qualificação do mestrado, mais um motivo
para fazer discurssão, espero que continue aqui, acredito que possamos
continuar aqui.
O que vou apresentar aqui é parte da dissertação, falando
muito de minas gerais, pensar algumas figuras ociosas, ao mesmo tempo encravada
na modernidade, e que são figuras antimoderna, por recusarem preceitos de
modernidade.
É importante pontuar que essas figuras tem como principal característica,
estaticidad do ócio, num período histórico dinâmico e acelerado.
Para esssa figuras transcrita no ócio, tem função estética, ócio
no texto pode se tornar reflexão estética, ócio é conceito amplo, sofreu muitas
modificações, como vou tratar um dos romances, trabalho oblmov, melvin, e aí
procuro fazer tipologia, diferenciar entre eles, dar idea, panomram maior.
O que estou entendendo por modernidade, depois debatemos
como esse romance, esse personggem se posta com essa idea moderna.
Modernidadade e dinamização mundo da vida. Rota de choque
entre dinamização dos processos da vida como certa estaticidade do ócio, como
ocrreu dinamiza~çao dos processso do mundo da vida,
Como processo de dinamização não é única caracterisitcia da
modernidade.
A modernidade pode ser concebida, expectativas passam a
distanciar das experiências, experniacias do passado não são mais significativo
para o que vai ser descoberta
Ponto de ruptura passado e presente, renascimento e reforma,
pra além e vida da eternidade foram secularizada e subsittuida pelo progresso
mudano, noção paraiso viril perfectivbidlidade.
Expectativa e modernidade aceleração do tempo, sociedade
racionalizada compromisso mais urgente
Progresso entendido processo continuio de aperfeiçoamento,
progresso universal, campo saber humano sempre aprimorando.
Tema da acelra~çao do tempo tratado vários autores.
Autor que percebe metaformofose é niti, duas qeust~eos centrais,
critica processo aceleração e delimitar melhor tido como ócio.
Em favor dos ociosos em demasiado humanos dinamismo da
humanidade e estaticiadde do ócio. Os eruditos compete com homens ativo,
fruição precitpitada, valorizma mais modo de fluir . os eruditos se envergonha,
há algo de nobre no ócio e no lazer, ao menos está bem proxmo de todas as
virtudes. Não pense falar de ócio e lazer.
Aforismo, percepção aceleração da vida, e louvor ao ócio,
theodor reno, ótimo, leva negotioum, guerra, politica negoico.
Latim ocioutm scole, noção de escola, noção de ócio valor
suporerio em nitie é versão de ótimo momento contemplação, moemtno de estudo, a
diferenciação entre ócio e pregui~ça se torna necessário, não há recusa de todo
fazer, já noção de preguiça, inercia, é mais estática, mesma maneira noção de progresso
passa ser valor em si, noção de trabalho ganhará força, em fi em si, ética prostestante
e espritio do capitalismo, capitalmso so desneovle ética portetatne, ideia
singular trabalho é dever, obvio
individuo moderno, o trabalho graça ética protestante, acumular bem, contudo
perante deus, conduto moralmente coroada e secularizado, trabalho se
transfomrou na modernida fim em si mesma, ética protestante, calvinista, e adam
Smith, riqueza nação não ouro preta mas capacidade de produção, compara~çao américa
e,
O que seria trabalhar
Utilizamos francis Wolf, apologia grega a preguiça, o
concito de trabalho formado 3 condições, deve ser ação trabalho, segunda
condi~çao, trabalho atividade penosa e imposta, causa fadiga, outras atividade
fadigntne exercício num é trabalho, apesar , vontade própria objetivo pessoal.
Conceito de trbalho, finalidade social . o
trabalho deve ter finalidade social, não importa, varrer sua casa, varredor,
nomemclatura própria função.
Estamos tratnado aqui por ócio, necessidade delimitar ócio,
ociosidade, pregui~ça e nada fazer. Embora empregada dsinttinatemente diversso
autores.
Distinção, desses 3 tipos de trabalho, são responsável por
uma recusa, recusa por algum modo conceito de trabalho, raidclaização, ocioso alguém
ativa recua idea de trabalho, o preguiçoso, não recusa toda ação, mas ele entra
em atividade de acordo com meio ambiente. O blomovo, o nada fazedor, é alguém
que recusa toda e qualquer ação, barthel, inclusive interessante pensar idea de
hana arend, na condição humana, ela vai dividr, o labor e trabalho, vai falar o
corpo da gente tá sempre ativo, e o nada fzedor ele chega recusar isso, para
até o fim.
Cabe ressaltar figuras apesar recusarem conceitos
fundamentasi da modernidade, são figuras antiga moderna, Antoine comgpano,
atnti moderna recusa corrente moderna mas levado por ela.
O que seria a parte de baliza meu trabalho, entrar agora no
romance oblomov.
Se a crítica costuma colocar oblmov, texto sem trama, dia após
dia, rico senhor de terra, sonha coom projetos jamis cocoado em pratica, o
autor do oblmoov, é um autor clássico, é o próprio oblomv, mas tem vida mto
parecida com oblmovo, ele tá anterior pushkin, nasce em 1812 e morre 1891,
anterio pushtink amtenrior tolstoi, doistedk, tokiniev, todos leram, banxorov.
Vida dele acontece 4 coisas relevantes, se tornou sensor,
gerou problema sério, era relativamente liberal para época, no final da vida,
se torna caricatura do próprio oblmov, confu~soa com turkinev, roubava as ideas
dele, e levava para outras idea, heloise do Flaubert idea era dele.
Tem mais outros 2 textos, sem mta repercussão, o sonho de
oblomov no jornal o comteporanea e publica~çao oblmovo o sonoh, a composição do
romance dura 10 anos,
Narra históra rico senhor de terra morra em sait peterburgo,
carreata de visitante, já de início, ele recebe sucessão de noticia
desagradávei, o verdureiro , açougueiro, ele lê mais uma vez uma carta que
estarov, nesse momento na Rússia, ainda existia regime de servidão, servos são
mujico, estarov, é espécie administrador dessa terra dele, esse administrador rele
essa carta deposi alguns anos, drástica redução atividade, mujic fugiram,
deixando de pagar, e ele manda essa carta, a partir de então incia carreata visitante
par aparticpar comemoração do primerio de maio, pedido de ajuda do personagem e
menção amigo shotz, claud resolveria probelam
Após chegada do schotx, tarantia, dois caminhos são
colocados, mudança para casa de imrã do amiga e troca de administrador, além de
viagem para oblmov da terra natal, participar da vida siocial de stok, segunda
e terceira parte ocorre no verão, oblmov tira sotk da inercia, nessas duas
partes se da apogeu o declinoi do romance, uma vez que stox afasta da cidade
por causa do trabalho, não deixar oblmov cair vida de inercia e sonolência.
Casa de veraneio e mudando casa , retoma lá vida de apatia e
inerica, plano Ivan, para apropria rendimento, stoix ajuda ele na que~tão
financeira, por longos capiuslo, casamento, oblomov casa com senhora da casa,
stoix ao fim , tentando colocar fim inercia, stox decreta fim resultado de
oblmovismo e dia de oblmov estava contados.
Se garatox teve vida sem marcos relevantes, o que é
importante, nesse momento da vida cultural russa, liberais de 30 e 40 e
radicasi de 40 e 60, liberais de 30 e 40, percebem que camponeses na russia
vivem extrema miséria, e eles são espeice de aristocrata tomam consciência e
não coloca mto a mão na massa, não fazem mto manifestações, diferente radicalismo
de 60, e que são mto mais ativos, e a discurssão, podemos encontrar no pais e
filhos do torginev, conflito entre barasov, niilista e pavo petrovich,
aristocrata e ex militar, acusações caem com ele por ficar de braço cruzado,
Tem nesse período em que amblovo é publicado tem questão por
pano de fundo, as característica que vão cair nos libeais de 40, o homem supérfluo,
pesonanges desse tipo, jovens de origem nobre, dotada de grande capacidade
intelectual e princpio morais, mas incapacidtados para ação devido sistema
repressor e educação.
Pouoc após publica~ça odo romance, o que é oblomovismo,
observado dois polos do romance e popularização, a partir do que é obloovmismo
fica conhecido como personagem de critica social.
A elite ainda que não seja personagem nova na literatura russa,
rodim, é mérito de gorachov retratou tao bem, romance como critica social tá
mto presente nas referencias que lenim faz. Pelo menos tem 30 e 40 referncias
ao oblomov, ora por ser grande prporpeitario de terra e apatia tem de combatido,
olbmov representa classse obslote e tal que a prmirea cirtica percebeu.
Popularidade do romance mesmo antes da aboli~çao da
escravidão, apenas critica social não coneseuge, romance como critica classe aristocrática,
contribui para triunfo da moral do trabalho, assim se por um lado, oblmovismo
vai ganhar campo de psiquiatria, individuo que ppadece mto tempo acamado sem
sair de casa, mesmo afirmando, o trabalho é forma e conteúdo, para olhar
ciritca para moral do trabalho natrual, com observe fiust, as pespectiva
medicinasi e pol´tica e estão de acordo que preguiça é estado deficitário.
Mudança ponto de vista que condnea inercia e elogio a
preguiça, duas visão de mundo, romance oblomov, visão de estoi e
No embate daquili que poeriamos chamar moral do trabalho, e
metafíscia da preguiça, afirmação de lara franco junio, singifcado do tempo não
são inato ao homem, aprendiod de acorod com valor de cada sociedade.
Percepção do tempo linear e cilclica.
Critica do trabalho, oblmov faz duras criticas pessaos
encontrado na reunião, que tedio, onde está o homem de verdade, como foi
subsituido por toda sorte de engenharia, interesse intelectual, qual é centro
em torno do qual gira tudo isso.
Não existe nada de profundo, são todas pessoas mortas, no
que fazem da vida, correm pra lá e pra´ca,
Em a ilidae, qual ideal de vida, vida ensolarada e idílica no
campo, espeice de oblmovismo, é uma vida, assim como stokx, tem trabalho com
fim em si mesmo, declínio da moral do trabalho, não entende conceito de comprar
mais barcos para no fim fazer o que efaz.
Paul Lafarge, direito da preguiça, aumentar riqueza social e
miséria social, ficando mais pobres tem mais razão para trabalhar, faz critca
trabalhador, momentos de crise, não procuram as fabricas mas se ofercem a
trabalhar por qualquer valor, mas paixão pelo trabalho que os atormenta.
Está atolado até as orelhas, cego e surdo e mudo para todo
resto do mundo, com tempo vai cuidar de negoico imporatnes, é o que chamos de
carreira, oblmovo experimento alegria serena, 9 as 13 poderia ficar em casa no
sofá, redigir relatório, e oo dialgo prossegue, entre stoix e , o que é vida
ideal na sua opinião, porque num é oblomovismo!-
Por acaso todo não buscam, por motivos de guerra, não é
obtenção de tranquilidade, repsira~çao de paraiso perdido,
Metafísica da preguiça, a vida nada mais é que duas
preguiças ligada por uma pnonte que é ação, toda culutral devia trabalhar para
ponte se tonrar mais curta.
A paritr desse ideal, visão de mundo desses 2 personagems,
fundamentada em diferente noções de tempo, o sentido da dimensão do tempo, não
são inatos ao homem, tempo observado como evento ciclio, no~çao de tempo adotado
por pesongagem.
Romance se incia no primeiro de maio primvaera hemisfério norte
, vários anos entre primeria e utlma parte do romance, se inciai no verão e
termina no inicio do outrno.
Plano geral da narrativa, se observado a paritr do plano
geral, incia detiado na cama, e termina sua vida deitado na sua cama. Já na
narraçõ coposta entre narração entre sonhos, sem conex~çao direta entre si e
vigíglia, qunado ocrre ação do romance, ainda que estrutura temporal do
romance, é poss´viel perceber aceleração da narrativa, a medida que personagem stoix,
toda forma de aprensetar é cíclico e prolixo, romance tem 700 páginas, stoix é
sempre rápido, e se tomado a paritro da perspectiva do stoix, a narra~çao se
ocupa de 8 horas, tempo contado em horas e minutos.
Tempo passa ser narrado em dias e semana. Dedicado em stoix,
passagme do tempo narrado em meses e anos, passado em oblmov se da maneira ordenada
e desconexa, stoix é feita de maneira inteira e linear num capitulo
Confronto das duas percepções de tempo. Visão de oblmov
ditsitnção tempo ciclio, dsitncaçao sagrado e profano, visão de oblomov,
percep~çao mundo acarcai e visão do tempo moderno.
Todo tempo se abre tempo sagrado, pode revelar aquilo que
relavarimso absoluto. O tempo desvenda nova dimensão, a qual dura~çao em si,
adiquira cadenica mas voca~çao divesar
Se há momento de, sonhos através dos sonhos que leitores podem
conhecer oblmov, oblmov mitos de fundação grego e cristão, antes da expuslsão
do paraois, coain, poema francês do seuclo 13, ococaim, terra abundancia,
quantiadae farta de comida e não depnde de trabalho, jha trabalho no pais de
cocian, diferente do mitos de funda~çao, mito de prometue, abertura caixa de
pandora, trabalha passaa ganhar sentido de dor,
Isso é nesse dois mitos, própria fundaçõ condção humano,
trabalho doloroso causa fadiga, oblmov há apenas referneica a trabalhadores. Na
cozinha instalava som rimtda da faca, la se ouvia brincava de pega pega,
trabalho visto com desprezível, concaine, esse são descirot século 13 virutoso
e corteses
Hilário franco junior, positivamente visto no concaine,
porque eles não trabalham, não causam fadiga, geram bens apenas por prazer, não
vende produto, sociedade oblmov estatistificada, baba de , ele e a baba saíram de
novo ar livre, apesar de tudo, não conseguiu feitiço do sono, doença coletiva
imperava em oblmov, oblmo e omblmov, andrei é homem econmicus, viajando a
trabalho, ele que salva de todos problemas finacieros recorrente, oblmov é pias
da concai , sacos de dinheiro espahado pela rua por não ter utilaidde.
Ele não explica irmão da , não sei como funciona abaixja,
imposto, ignora, não sei quanto custo, não sei o que se semeia o que, não sei
se sou rico ou pobre, não sei nada, por fim, semelhança oblmov e pais da
coicaine, lá on oblmob tempo não é racionalizado, naquele pais ninguém sabia o
que é lua, o tempo é estagnado,
O nascimetno dos filhos, banquetes enquanto sepiutalmento não
viram, as crianças viram adolescente, casava e virar filhos, tecido smepre
igual a vida,
O próprio nome de ilia lide, na tradução russa, vc tem o
primeiro nome da pesso,segundo nome é do pai, a esposa dele chama agaivia
markeniva, o que é curioso, ele chama iliade oblmobo, a pai chamava ilia,
serguevi, carrega mesmo nome do pai dele em diante, o que difere do stois, meio
almeão e russo, andrei soitx, todo em oblov, dia igual outro deseja e repetição
anula passado e furot, estaganad no presente, contrario de stoix, a paritor as
epxerincia do passado e de outras gerenica não são mais significativas para o
que há de ser descoberto.
Figuras de um antimodernidade.
Lucinder temp de 1779
Vai ter de discutir vida culutrl russa,
Outro vai ter discutir vida cultural romantismo alemão,
dissertão de mestrado,
Só vida cultural russa, duas dimensaões, virada do tempo,
torna o tempo mais rápida, acontece na revolução fracessa, agora é outro
sentimento do tempo. Vc tá pegando trabalho heruclerio, grande esforço para
sintetizar vida cultural russa, shecil, Hegel, idealismo de onde vem idea,
relação procura, ânsia por coisa que não temos.
Zenzurk dos românticos é uma coisa, também tem desejeo algo
pertido, diferner do idlico clássico.
Tratar do ócio, trabalho e do tempo.
Compnginio, nitz ziemen, vilas matas,
Homem supérfluo
Vejo experiência de ócio que destoa da idea de preguiça, mas
seus personagens não se encaixa tão bem na idea de ócio, utopia, nostalgia, ócio
valorizada a ação, salvar ação da mecânica do útil e do mercantil, salvar o
tempo da racionalização.
Pessaos que trabalharam arudamente para construir um obra e
postura afronta cultra do trabalho e emprego,
Henry miller, se eu trabalhar perco meu foco
Trata ócio como conceito amplo.
Vc pode pensar, domenico domasi, o que ele chama de ócio, é
trabalho.
Trabalhar com alegria, não é estado de ociosidade, o que eu
to pensando, e que talvez não tenha ficada claro, ociosidade, preguiça e nada
fazer.
Ociosoidade lucinder, , oque caracteriza ociosidade é utilidade
da ação, ele é ativo,
Os termos em alemão ficaram mais clara, nichtool, nada fazer
nirtun não fazer.
Enqunatp reguiça e nada fazer, tariam ramo do nada fazer. O preguiçosos
é inerte, não levante
Oblmov fica deitado por horas, e servo acorda ele e eles
brigam.
Na estrutura do romance tem discurssão entre ele e os
outros, outrs que não são pior que a gente também mudam, vc tá me comparando
por outros, ele nunca tinha colocado a meia no pé, ócio daquele que não trabalha
porque tem quem trabalha por ele.
Esse personagem funciona como inerte. Qunado ta perto da
olga, entre em movimento, assmi que eles terminan, ele votla para cama, volta a
sonahr e dormir a tarde.
Estado orginal fosse repouso.
3 tipologia da recusa do trabalho de 3 personagem até
recusar tudo
A questão da utopia.
Há um serie de expernieca de ociosa, recusa da ética do
trabalho, não tem nada de utopia, são espécie de contra cultura, conflito da
modernidade e inadaptado, sem qualquer nostalgia do passado, sem sociedade
ideal, cultural mais estético,
Eu acho que pode ser visto grupo de ociosos, malandro,
vagabundos, o joao antonio fala sobre os ociosos, tão jogando bilhar, tomando
pinga.
Tem ocioso, tá privielgiaod, tem renda, miller, sujeto de
bancar vida sem dinheiro para não se vender, tem Manuel de barros, poesia do inútil,
poesia do inútil, na ociosidade
Disserta~ça ode mestrado que acompanhei julio, distinguie ócio
de lazer e trabalha ócio nas sociedade primitivas, e ócio concetnrado
aristocratic,o tem quem trabalha pra vc.
Outra coisa que pensei, livro que li, chinês que vive em
berlin, sociedade do cansaço
Sociedade do cansaço.
Filme que adoro, ocioso sentido beleza, zorbos grego,
contraste inglês, zorbo, quebra logica pela festa, da dança, constrói estrutura
absurda que não funciona, filme gostoso.
24/7 livro, a Piauí, trouxe texto.
O que tá atrapalhando a gente dorme.
Ele pensa num tempo 24/7 é um tempo estagnado, num eterno
presente, foi, ele pensa que tempo 247 é estagnado porque ta´sempre mudnando.
Questão do tempo, tema chave para vc, variável, conceitual analítica,
pode levar para lugares mto amplos
Texto do zimmel, metafisica da preguiça
Obra completa do zimmel, impresso.
Muda narrativa oblmov e stoix,
Romance mto bem estruturada, quantidade de capitulo primeria
e quarte parte tem mesma qunaidade de cpaitulo
Observa a paritr prismo, inação aao inação ação.
Tempo quanto é no começo, oblmov, tempo passa em segundo, na
ultima parte stoix, 2 anos se passaram, e a própria narrativa , oblmov dorme e
sonha, sotix é de uma vez ´so.
Estética da representação literária desse 2 titulos, tipo de
narrar, reproduz postura de vida, aparentemente postura ética, cultura do
trabvalho e dever. Entra ques~tao do tempo, definição básica de romance,
aristoteleica, a narração da ação de um herpoi, assim que aristoel vai narrar,
definir, se tem herói que não age, é problema curioos, enquanto tem
radicalização dos personagens em nçao fazer, papel do narrador cai pro
narrador, barthomil é narrado só para narrador.
Figura do pbarthel é impenatrapvel, é uma espécie de papel
num tem dimensão, ñão consegue chegar perto dela, uri, narrando em primera
pessoa.
Não fazer romântico, recusa de nçao acompanhar sociedade do
trabalho, divisão do trabalho, não vale nada. Zero a esquerda, vida de um vale
nada.
Começa ela sinado aldeia dele dnado tciao povo trabalhganod, pai
obriga a trabalhar,
É outro tipo de
ocioso que faz carreira na literário, pícaro, personagem que sai por ai, fazendo
nada.
Tem texto que não conseugi ler até hoje, idea de ociosidade
vilverheasetem, é passagem, a formação dele, que ele sai de alguém oicioso
troupe de teatro, o que interessa da vida é trabalhar.
Questão do amadurecimento, vilhereinstein, ques~tao da
formação.
Romance de fomração envole amadurecimento, assunto no ócio não
bate com isso.
Shelguer fã de wilheinstei, e chega falar idea de formação no
próprio. Talvez os sentidos sejam contrário, formando para se tornar homem
moderno.
Herói romântica idea de ociosidade, herói que não aprende, decadência
da modernidade, adorno, que não é capaz de aprender e nem ensinar nada.
Idea do ócio como contemplação, entra na idea da formação e
sai da ociosidade, não vejo isso não.
Beneditino introduzir trabalho no mosteior, vida de
mosteiro, era pensar e contemplar. Trabalho é problemático, concepção mudado
mto por causa da religão cristão, homem do paraiso trabalha com suor, não, os
monges também foram expulso do paraiso, encontrou resistenica para mudar
durante tempo.
Achei pouca coisa sobre ócio na antugidade. Visão do
aristotele é difernet do ezildo, ele condena ociosade e aristoltee fala
ociosidade é boa´para aristolete que pode aristocrata.
Na idade media, achei bernardo de clerau, só repeti~çao ida cênica,
próxima
Universiade não é ociosa, prazer fica fora. Os quatro tipos
de ocioso, estudante, caçador, detetive, escola grega.
Apresentar 20 minutso como quiserem. Para daqui 15 dias,
queria,
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